Encontro aconteceu após reclamações por parte de alguns gestores. Processo é alvo de muitas polêmicas, principalmente por ainda não ter ouvido comunidades tradicionais e setores envolvidos. Governo do TO apresenta detalhes do projeto aos gestores da região do Jalapão; saiba mais
Nove prefeitos de municípios na região do Jalapão foram recebidos nesta terça-feira (14) pelo governador Mauro Carlesse (PSL), no Palácio Araguaia. Durante a reunião o governo apresentou as tratativas do processo de concessão do parque estadual à iniciativa privada. O encontro, inclusive, ocorreu depois de pressão e reclamações de alguns gestores, que cobram diálogo por parte do governo estadual.
Todo o processo de concessão do Jalapão, inclusive, tem sido envolvido em muitas polêmicas, principalmente porque até então o governo estadual não abriu discussões ou consultas às comunidades e categorias que serão envolvidas.
No começo de setembro o secretário de parcerias e investimentos, Claudinei Quaresemin, prometeu divulgar o projeto até o fim do mês. O anúncio ocorreu debaixo de protestos de representares de quilombos e empresários que trabalham com turismo pedindo transparência.
Só depois que o projeto estiver pronto e for divulgado é que os interessados poderão tirar dúvidas e contribuir com sugestões. De acordo com o governo será aberta uma consulta pela internet antes das audiências públicas.
Logo após a reunião desta terça-feira (14) o secretário voltou a prometer que as discussões com a sociedade devem começar em breve.
Dunas do Jalapão fazem parte de um ecossistema delicado
Naturatins/Divulgação
“Hoje a gente teve uma reunião muito produtiva com os prefeitos que representam o Jalapão. A gente conseguiu mostrar o tanto que o projeto vai beneficiar a população daquela região, melhorar a vida das pessoas. Nos próximos dias teremos a publicação no site do governo do estado, destes projetos, para que a população possa fazer as suas sugestões, tirar as suas dúvidas e incrementar com sugestões que possam melhorar esse projeto”, disse.
A prefeita de Suelene Lustosa (DEM), de Lizarda, comentou a reunião. “A avaliação é muito positiva porque nós precisávamos desse momento para a gente entender como estava acontecendo, como vai acontecer essa concessão”, disse.
Polêmica
O projeto de concessão dos parques estaduais foi aprovado em agosto na Assembleia Legislativa. O texto que trata sobre o assunto passou por três comissões e foi votado em dois turnos em uma única tarde. Pouco mais de 24 horas depois, o projeto foi sancionado por Mauro Carlesse.
No fim de agosto a Justiça Federal negou um pedido de suspensão do processo. A principal reclamação é a falta de participação das comunidades que vivem nos locais, como no caso do Jalapão.
Inicialmente o governo chegou a dizer que estava aprovando apenas a realização de estudos preliminares, mas depois foi revelado que o projeto estava praticamente pronto. A TV Anhanguera teve acesso ao estudo com exclusividade.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins


Compartilhar:

Deixe seus Comentario