Close Menu
Colmeia 87fm
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Colmeia 87fm quarta-feira, 22 julho
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Pescadores registram arraia nadando com tucunarés em águas cristalinas no Rio Tocantins; VÍDEO

    julho 21, 2026

    Presidente da Câmara de Goiatins assume prefeitura após cassação do prefeito e vice

    julho 21, 2026

    Quem era o filho de vereador morto a tiros por policial civil de folga em praia no TO

    julho 21, 2026

    Entenda por que ponte de R$ 92 milhões será reconstruída após 18 anos no TO

    julho 21, 2026

    ‘Momento mais puro da minha vida’, relembra Karol Conká ao falar de ‘Batuk Freak’, primeiro álbum da carreira

    julho 22, 2026

    ‘Playlist da Fossa’: Por que sentimos necessidade de ouvir músicas tristes quando já estamos tristes?

    julho 22, 2026

    Alegria resiliente do samba de Almir Guineto rege o musical ‘Pra te ver feliz’

    julho 22, 2026

    Pabllo Vittar anuncia o álbum ‘Lost in lust’ para 1º de outubro com faixas em inglês e foco no mercado internacional

    julho 22, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    ‘Momento mais puro da minha vida’, relembra Karol Conká ao falar de ‘Batuk Freak’, primeiro álbum da carreira

    julho 22, 2026

    ‘Playlist da Fossa’: Por que sentimos necessidade de ouvir músicas tristes quando já estamos tristes?

    julho 22, 2026

    Pabllo Vittar anuncia o álbum ‘Lost in lust’ para 1º de outubro com faixas em inglês e foco no mercado internacional

    julho 22, 2026

    Alegria resiliente do samba de Almir Guineto rege o musical ‘Pra te ver feliz’

    julho 22, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Colmeia 87fm
Home»Tocantins»Imagens de drone mostram implosão do que restou da ponte que desabou e matou 14 pessoas entre TO e MA
Tocantins

Imagens de drone mostram implosão do que restou da ponte que desabou e matou 14 pessoas entre TO e MA

fevereiro 2, 2025Nenhum comentário0 Visitas

Estrutura entre Aguiarnópolis e Estreito (MA) foi destruída na tarde desta domingo. Detonação dos explosivos levou cerca de 15 segundos. Três vítimas do desabamento seguem desaparecidas. Imagens de drone mostram implosão de ponte entre TO e o MA
Os pilares que restaram da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre Aguiarnópolis e Estreito (MA), foram implodidos neste domingo (2). Com um planejamento feito há semanas para garantir a segurança da população e das equipes, imagens aéreas feitas por drone registraram o momento exato que os explosivos foram acionados e levaram a estrutura ao chão.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O vão central da ponte desabou no dia 22 de dezembro de 2024. Ela ligava os estados do Tocantins e do Maranhão desde os anos de 1960. O acidente deixou 18 vítimas que estavam em dez veículos entre carros, motos, caminhonetes e carretas que caíram nas águas do Rio Tocantins. Os corpos de 14 pessoas foram retirados do rio, um homem foi resgatado com vida e três vítimas ainda estão desaparecidas.
De acordo com imagens da TV Anhanguera, é possível ver o momento exato que os explosivos derrubam a estrutura. O desabamento causou uma ‘cortina’ de poeira ao redor da ponte, que logo se dissipou. Finalizada a implosão, é possível ver as plataformas aos pedaços, espalhadas no perímetro onde estavam em pé, às margens do Rio Tocantins (assista acima).
Drone mostra momento de implosão da ponte
Antoniel Silva/TV Anhanguera
Foram usados 250 kg de explosivos em perfurações feitas na estrutura. Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) monitoraram o procedimento que utiliza a técnica de calor intenso e explosivos. Eles foram instalados em cada uma das plataformas, sendo posteriormente ativados com uma diferença de 3 segundos. É possível ouvir o momento das explosões em cadeia nas imagens feitas pela reportagem. Todo o processo levou cerca de 15 segundos.
O procedimento exigiu a evacuação de uma área de segurança tanto do lado tocantinense como do maranhense. A Prefeitura de Aguiarnópolis, juntamente com a Defesa Civil, retiraram a população que mora na região uma hora antes da ação. A população foi autorizada a voltar 30 minutos após ser finalizada e implosão.
A etapa está dentro do cronograma para a construção da nova estrutura. O Consórcio Penedo – Neópolis, constituído pela Construtora A. Gaspar S/A e Arteleste Construções Limitada é responsável pela obra e tem o prazo para entrega de um ano.
Imagens de drone mostram o que restou da ponte após implosão
Reprodução/TV Anhanguera
LEIA TAMBÉM
Vídeo mostra implosão da estrutura que sobrou de ponte que desabou entre o Tocantins e o Maranhão
Mais de 200 kg de explosivos e 15 segundos de ação: o que se sabe sobre a implosão da ponte entre TO e MA
Implosão do que restou da ponte que desabou entre Tocantins e Maranhão vai usar cerca de 250 kg de explosivos
Ponte que desabou foi construída em 1960, passou por reparos em 1998 e precisava de novas obras; veja histórico da estrutura
Relembre o desabamento
Pouco antes das 15h do dia 22 de dezembro a ponte JK cedeu. Pessoas que estavam nas proximidades conseguiram fazer vídeos do acidente. As condições da estrutura já era motivo de reclamação de autoridades e moradores tanto de Aguiarnópolis como de Estreito.
O vereador Elias Júnior (Republicanos), do lado tocantinense, estava fazendo um vídeo para denunciar a situação da ponte no momento em que ela cedeu. O parlamentar conseguiu filmar o momento que uma parte do asfalto cedeu por causa do rompimento do vão central.
Além dos veículos que caíram no rio, carros e caminhões acabaram ficando presos na estrutura. Quando o acidente completou um mês, em 22 de janeiro deste ano, os veículos começaram a ser retirados.
Um dos proprietários chegou a conseguir uma liminar na Justiça Federal para conseguir reaver o carro que ficou atravessado em um dos buracos da ponte.
Das 18 vítimas do desabamento, o único sobrevivente foi Jairo Silva Rodrigues. Ele foi encontrado ferido no rio logo após o colapso da estrutura. Além dele, os corpos de outras 14 pessoas foram localizados. Três pessoas estão desaparecidas.
Implosão da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA)
Reprodução/TV Anhanguera
Carga perigosa no rio
Dos veículos que caíram no rio estavam carretas carregadas de defensivos agrícolas e ácido sulfúrico. Os frascos das cargas perigosas não se romperam, segundo informações dos órgãos que monitoram a situação.
Nos primeiros dias, as buscas às vítimas chegaram as ser suspensas pelo risco que as cargas poderiam causar aos mergulhadores. Após avaliação da situação no fundo do rio com equipamentos da Marinha do Brasil, os mergulhos foram liberados e os corpos começaram a ser resgatados.
Sobre a retirada dos materiais agrotóxicos e ácido sulfúrico que ainda estão no fundo do rio, a empresa que é responsável pelos produtos contrataram outras empresas especializadas nessa área para coordenar as ações de retirada.
Em janeiro, com a cheia do Rio Tocantins por causa das chuvas foi preciso interromper as buscas submersas, que seguem suspensas. O aumento no nível do rio também levou à abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Estreito, segundo a Marinha do Brasil. Por causa da cheia no rio, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que o material só poderá ser retirado a partir de abril.
Travessia por barcos
As movimentações dos governos estadual e federal para arrumar soluções para travessia entre os estados começou em dezembro. Foram anunciadas pelo menos duas datas sobre a possível travessia de veículos por balsa. Entretanto, atualmente, barcos contratados por iniciativa do governo estadual fazem a travessia de pedestres entre Aguiarnópolis e Estreito.
O DNIT chegou a anunciar a contratação da empresa Pipes Empreendimentos LTDA no valor de R$ 6.405.001,97. Mas a dispensa de licitação para contratação foi revogada porque houve descumprimento das obrigações contratuais por parte da Pipes, informou o departamento.
Enquanto a autarquia ligado ao Ministério dos Transportes não contrata outra empresa, a LN Moraes Logística LTDA foi autorizada a realizar o serviço de travessia por balsa no local pela Agência Nacional de Transporte Aquaviários (Antaq). A medida foi publicada no Diário Oficial da União no dia 21 de janeiro. Esse serviço deverá ter cobrança à população.
Ponte entre Maranhão e Tocantins desaba sobre rio
Francisco Sirianno/Grupo Mirante
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Pescadores registram arraia nadando com tucunarés em águas cristalinas no Rio Tocantins; VÍDEO

julho 21, 20260 Visitas

Presidente da Câmara de Goiatins assume prefeitura após cassação do prefeito e vice

julho 21, 20260 Visitas

Quem era o filho de vereador morto a tiros por policial civil de folga em praia no TO

julho 21, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202437 Visitas

Homem é preso após amarrar adolescente suspeito de furto em estaca de cerca e agredi-lo

setembro 17, 202410 Visitas

Motorista perde controle de carro e derruba três postes de energia

dezembro 7, 20249 Visitas

Quase 50 animais são resgatados após serem vítimas de incêndios florestais no Tocantins

setembro 17, 20249 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

imunify-bot-check