Close Menu
Colmeia 87fm
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Colmeia 87fm quinta-feira, 30 julho
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Delegado da Polícia Civil tem arma apreendida após disparo em Palmas

    julho 30, 2026

    Mulher é morta com golpes de faca em Araguaína

    julho 30, 2026

    Câmara de Araguatins abre concurso com 21 vagas e salários de até R$ 2,4 mil

    julho 30, 2026

    Adolescente indígena celebra aniversário de 15 anos com comida tradicional e forró em aldeia no TO

    julho 30, 2026

    Votos de casamento de Gustavo Tubarão geram críticas nas redes sociais após discurso em tom de brincadeira

    julho 30, 2026

    Wagner Moura confirma participação no próximo ‘Onze Homens e Um Segredo’

    julho 30, 2026

    Banda capixaba Mukeka di Rato grava show em dezembro em apresentação única em reduto paulistano do rock

    julho 30, 2026

    Belo, Pixote, Rodriguinho e Marquinhos Sensação se reúnem em show inédito, na onda de nostalgia do pagode 90

    julho 30, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Delegado da Polícia Civil tem arma apreendida após disparo em Palmas

    julho 30, 2026

    Votos de casamento de Gustavo Tubarão geram críticas nas redes sociais após discurso em tom de brincadeira

    julho 30, 2026

    Mulher é morta com golpes de faca em Araguaína

    julho 30, 2026

    Wagner Moura confirma participação no próximo ‘Onze Homens e Um Segredo’

    julho 30, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Colmeia 87fm
Home»Tocantins»Seminário, promessas e troca de mensagens: o que se sabe sobre caso de padre condenado por estupro e cárcere privado de jovem
Tocantins

Seminário, promessas e troca de mensagens: o que se sabe sobre caso de padre condenado por estupro e cárcere privado de jovem

dezembro 4, 2025Nenhum comentário0 Visitas

Suspeito de abuso sexual foi preso em Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
O padre Marcos Aurélio Costa da Silva foi condenado em segunda instância pelos crimes de estupro e cárcere privado com finalidade libidinosa. A vítima dos crimes, registrados em 2019, é um jovem de 18 anos, natural de Pernambuco, que sonhava em ingressar no sacerdócio. O religioso usou a promessa de auxiliá-lo com uma carta de recomendação vocacional para atrair o rapaz para Palmas, onde ele foi mantido em cativeiro.
A condenação impôs uma pena de oito anos de prisão em regime semiaberto. Este é o segundo registro criminal envolvendo o réu. Em 2015, ele chegou a ser preso por suspeita de mostrar pornografia a um adolescente em Gurupi.
A defesa de Marcos Aurélio informou ao g1, por telefone, que, como durante o julgamento houve um voto divergente entre os desembargadores, foi apresentado um recurso chamado embargos infringentes.
O g1 pediu informações sobre a atual situação do padre dentro da Diocese de Porto Nacional, mas não teve resposta até a última atualização desta reportagem.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Quem é o padre?
O réu condenado é Marcos Aurélio Costa da Silva. Em 2015, o padre atuava em uma paróquia na cidade de Peixe, região sul do Tocantins. Em 2018, ele foi suspenso e parou de exercer suas funções eclesiásticas, segundo a Diocese de Porto Nacional. Um ano depois, Marcos foi preso em Palmas, suspeito de abusar sexualmente de um jovem de 18 anos.
Por quais crimes o padre foi condenado?
Marcos Aurélio foi condenado pelos crimes de estupro e cárcere privado com finalidade libidinosa. A decisão foi proferida em segunda instância, após apelação do Ministério Público do Tocantins (MPTO).
O MPTO recorreu contra a sentença de primeiro grau, que havia absolvido o réu ao reconhecer a existência de dúvida quanto à autoria dos crimes. A decisão de condenação se baseou na veracidade do relato do jovem, confirmado por laudos técnicos, impactos psicológicos e testemunhos, além do histórico de condutas semelhantes do réu.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
LEIA TAMBÉM
Padre do Tocantins é condenado por abusar de jovem que queria fazer seminário
Padre é preso suspeito de abusar de jovem após oferecer indicação para seminário
Padre disse à vítima que dividiriam quarto para que ele se acostumasse com vida de missionário: ‘durmo muito a vontade’
Como o padre atraiu a vítima para o Tocantins?
O padre atraiu o jovem de 18 anos, que era de Pernambuco, usando a promessa de uma carta de recomendação vocacional ao seminário. Ele convenceu a vítima a viajar até Palmas, alegando que a carta só seria válida se fosse assinada de próprio punho.
Nas conversas virtuais que a polícia teve acesso, o padre pedia fotos do jovem sem camisa, justificando que precisava “ver se tenho que comprar alguma coisa para balancear a sua alimentação”. Ele também exigia massagens e informava que eles dividiriam o mesmo quarto em Palmas para que o rapaz se acostumasse com a “vida de missionário”, dizendo que dormia “muito à vontade”.
A vítima passou a ser mantida em cárcere privado no dia 22 de agosto de 2019. Na época, o jovem contou aos policiais que o padre havia tentado embebedá-lo na primeira noite e forçou relações enquanto ele estava preso no apartamento.
Padre pede fotos do jovem sem camisa
Reprodução
Como o jovem conseguiu escapar do apartamento em Palmas?
O jovem foi mantido em cárcere privado por cerca de cinco dias no apartamento em Palmas. Ele só conseguiu escapar do local quando o padre esqueceu a chave na porta. Após a fuga, o jovem procurou uma delegacia. Os policiais relataram que ele estava a pé, sem documentos, em visível estado de temor e fragilidade emocional ao relatar os crimes de estupro e cárcere privado.
Padre tinha histórico de crimes sexuais antes do caso de 2019?
Em 2015, Marcos Aurélio foi preso em flagrante em Gurupi, suspeito de mostrar pornografia para um adolescente de 16 anos. Investigadores afirmaram que ele se passava por uma mulher nas redes sociais para tentar convencer o garoto a sair com ele e que as conversas tinham conteúdo pornográfico. Na época, ele foi notificado por condutas relacionadas à divulgação e aliciamento de menores, crimes que não cabiam fiança em sede policial.
Qual a pena determinada para o padre?
A pena pelos crimes cometidos pelo padre foi de oito anos de prisão. O regime inicial para o cumprimento foi o semiaberto. No entanto, a desembargadora Ângela Haonat concedeu ao réu o direito de recorrer em liberdade. Devido a um voto divergente no julgamento, a defesa do padre apresentou um recurso chamado embargos infringentes, e a decisão final ainda está pendente.
VEJA TAMBÉM: Tocantins registra mais de 900 casos de estupro de vulneráveis em 2024
Tocantins registra mais de 900 casos de estupro de vulneráveis em 2024
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Delegado da Polícia Civil tem arma apreendida após disparo em Palmas

julho 30, 20260 Visitas

Mulher é morta com golpes de faca em Araguaína

julho 30, 20260 Visitas

Câmara de Araguatins abre concurso com 21 vagas e salários de até R$ 2,4 mil

julho 30, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202437 Visitas

Homem é preso após amarrar adolescente suspeito de furto em estaca de cerca e agredi-lo

setembro 17, 202410 Visitas

Motorista perde controle de carro e derruba três postes de energia

dezembro 7, 20249 Visitas

Quase 50 animais são resgatados após serem vítimas de incêndios florestais no Tocantins

setembro 17, 20249 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

imunify-bot-check